quarta-feira, 28 de outubro de 2015

HÁ MAIS VIDA DENTRO DE MIM DO QUE EU POSSO IMAGINAR

Há tantas dores no mundo. Todos os dias os noticiários estão recheados de mazelas e desolações. O sofrimento galga lugar em nosso meio e pouco a pouco nos causa costume.

Tantos são os caminhos que dão em lugar algum e tantas são as vezes em que nos frustramos ao encarar uma realidade não esperada ou diferente daquela pretendida.

Curioso é que mesmo com os rumos tomados pela humanidade cada vez mais nefasta, a raça humana está longe de ser extinguida. Tal fato é bastante contraditório se levado a efeito que todos os dias estamos destruindo as nossas reservas naturais, explorando nosso semelhante e fazendo tudo em nome do prazer.

Mesmo com tanta tristeza, com tantos motivos para desistir, a humanidade continua se renovando, creditando aos rebentos a força de um futuro mais promissor.

A resiliência é comparada, nas correntes do Humanismo de Carl Rogers, a eficácia de uma semente que mesmo assolada pelas intempéries ambientais, mantém dentro de si, os elementos essenciais para provocar em si uma mudança de estágio, fazendo-a brotar e assim resignificar sua própria condição.

Tal qual uma semente, assim somos nós. Mesmo assolados pela vida, se ousarmos crer na existência de um potencial intrínseco, seremos capazes de resistir as intempéries e nos manter incontinentes, apesar das circunstâncias.

Importante conferencista norte americano Doutor Myles Munroe contou em um de seus livros, que certa vez estando em um cemitério passou a ler com atenção as lápides e em seu íntimo contemplar todas as hipóteses de sucesso que ali estavam enterradas, homens e mulheres que poderiam ter mudado o mundo, caso tivessem acreditado e ido mais além. Seu pensamento era uma incógnita pois a incerteza de uma existência diferente permitia a ele presumir que ali estavam enterrados pessoas cheias de potenciais, mas que por algum motivo poderiam não ter alçado a grandeza que lhes cabia.

É dele a frase: "O cemitério é o terreno mais fértil da terra!"

Há um potencial de superação em cada ser humano, uma força concentrada em forma de resistência, que o permite navegar por entre mares irriquietos, dando a força mínima necessária para sobreviver. Potencial de superação!

A semente só perde seu potencial quando é desviada de sua função!  É vital ter em mente o desejo de prosseguir, haja o que houver. Só assim a força da vida se manifesta, para quem sabe dar valor ao grande mistério de existir.

"Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir."
(ICo10:13)











Nenhum comentário:

Postar um comentário